Login:
Senha:

LABORATÓRIOS

Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA)

O CIGA tem uma estrutura física organizada com equipamentos básicos para o desenvolvimento de atividades direcionadas ao manuseio de ferramentas geográficas voltadas para a educação geográfica e o planejamento e gestão do território. Não podemos perder de vista que os sistemas de informação territorial têm presenciado uma forte difusão de dados e tornado acessíveis outras possibilidades de representação do espaço geográfico. Por outro lado, as demandas para compreensão e resolução das complexas questões da dinâmica da sociedade são crescentes e a cartografia se confirma como uma das melhores disciplinas para responder e informar sobre o que aconteceu, o que está acontecendo de fato e o que pode acontecer no território, ou seja, as representações cartográficas possibilitam trabalhar com o passado, o presente e o futuro próximo do território. Após estes anos de atividades o CIGA consolida a sua vocação de referência local, regional e nacional na produção técnica de aplicabilidades e alcance social das ferramentas geográficas ligadas a cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográficas.

Acessar o site

Centro de Documentação Geográfica – Milton Santos (CDG)

Este espaço é destinado para os alunos de pós-graduação do GEA.

Laboratório de Cartografia e Fotointerpretação

O laboratório é equipado com mapoteca, fotografias aéreas em diversas escalas, retroprojetor, estereoscópicos de bolso e de espelho e mesas para trabalhos cartográficos. Consta ainda de um acervo de cartas sistemáticas de suporte aos projetos desenvolvidos no GEA por professores e estudantes (Graduação e Pós-Graduação).

Laboratório de Geografia Física

LAGEF desenvolve pesquisas em Geomorfologia, pedologia, educação ambiental, ensino de Geografia, biogeografia e gestão ambiental. Apóia atividades de pesquisa com a participação dos alunos de graduação de pós-graduação. O laboratório abriga os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do PIBIC/ Cnpq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ DPP/UnB).

Laboratório de Geoiconografia e Multimídias (LAGIM)

No que diz respeito a demandas institucionais, a inserção do Departamento de Geografia no sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) trouxe ao seu corpo profissional um novo conjunto de exigências. Dentre estas demandas está a abertura de novas pesquisas e produtos voltados ao ensino não presencial (estes últimos exemplificados, principalmente, pelos chamados recursos de multimídia). E de modo preliminar já se pode observar o ganho qualitativo que tais recursos podem oferecer ao andamento das disciplinas. A interdisciplinaridade que se coloca para a Geografia necessita ser exercitada internamente. Sendo assim, um dos focos prioritários do LAGIM é o de aproximar-se dos demais laboratórios aqui já lotados e lhes propor ações conjuntas. Um exemplo que pode ser referido são as produções de mídia digital realizadas pelo LCGea (Laboratório de Climatologia Geográfica), as quais, denotando que este Laboratório tem já a sua sintonia com os préstimos didático-pedagógicos da multimídia aplicada, colocam-no virtualmente como parceiro do LAGIM.

Acessar o site

Laboratório de Sistemas de Informações Espaciais (LSIE)

O LSIE é um espaço programado para desenvolver atividades de pesquisa com alunos da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Geografia, assim como outros departamentos de áreas afins da Universidade. O LSIE desenvolve atividades de pesquisa e extensão no campo da geomática, com o propósito de integrar, adquirir e gerenciar dados e/ou informações espaciais. O laboratório trabalha em projetos com os diferentes órgãos e instituições que visam o desenvolvimento sustentado do meio ambiente.

Acessar o site

Laboratório de Análises Territoriais (LATER)

Os principais objetivos do LATER são os seguintes: Organizar grupos de pesquisa temáticos para potencializar esforços e estreitar os laços entre docentes, alunos e participantes diversos; Fortalecer um espaço para debates em interação com a graduação; Organizar os projetos em grupos para discussões, trabalhos, pesquisas e orientações e torná-los mais produtivos. Os trabalhos desenvolvidos no laboratório congregam alunos de graduação, pós-graduação e professores, proporcionando suporte teórico e metodológico para a elaboração dos trabalhos científicos no âmbito territorial, cujos produtos foram publicações em revistas, seminários e eventos de vários tipos.

Acessar o site

Laboratório de Climatologia Geográfica (LCGea)

O objetivo deste laboratório é ampliar e difundir os conhecimentos teóricos e práticos da Climatologia Geográfica Brasileira; ampliar os estudos de clima do Distrito Federal; estreitar laços com a sociedade civil e ampliar as relações profissionais visando a solução de problemas da comunidade; e- fornecer subsídios técnicos para o planejamento e a gestão do território. Linhas de pesquisa: Clima e saúde; Variabilidade climática e implicações sociais; Clima e Imprensa, Ensino de climatologia, Impactos pluviais, Percepção do clima, Estudo e análise de climas urbanos, Variabilidade climática (diária, sazonal e anual), Clima e agricultura, Geotecnologias aplicadas ao estudo do clima.

Acessar o site

Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS)

O LAGAS tem como objetivo principal proporcionar um espaço para discussões e apoio para elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que englobam uma abordagem integrada entre a análise geográfica das questões de saúde, meio ambiente e novas metodologias baseadas em geotecnologias, a fim de ampliar o conhecimento científico sobre esses temas e apoiar a formação de profissionais nessa área. Desenvolvendo assim, a linha de pesquisa de geografia, ambiente e saúde no Departamento de Geografia de forma articulada com outros laboratórios, departamentos e instituições que trabalham sobre essas temáticas.

Acessar o site